MELHORES CORES DE BATOM PARA USAR NO INVERNO

Tempo de leitura: 5 minutos

A estação mais fria do ano chegou e com ela surge também aquela preocupação básica de combinar tons de roupas e maquiagem.

Você já reparou que determinado batom que parecia maravilhoso no verão agora já não harmoniza mais tão bem? Isso acontece porque a iluminação de um dia frio e nublado é diferente de um dia ensolarado.

Com iluminação diferente, a luz que incide sobre nós e sobre o que vemos modifica nossa percepção. É quase como se as coisas literalmente mudassem de cor diante de nossos olhos.

ESCOLHENDO O BATOM IDEAL

O batom é parte primordial na make porque chama bastante atenção. É ele que finaliza a produção e com certeza é uma das coisas mais notadas pelos outros quando olham para a pessoa que está maquiada.

No inverno, ainda continua valendo aquela regra básica de harmonia: quando chamar a atenção para a boca, não exagere nos olhos. E vice-versa.

A diferença é que as cores recomendadas para o inverno são tecnicamente mais escuras e sóbrias, portanto é sempre importante tomar cuidado na hora de escolher os tons ideais.

Abaixo alguns tons ótimos para usar em dias de frio:

VERMELHO

O batom vermelho é muito mais do que uma cor de maquiagem. Símbolo de poder, independência e realização pessoal, ele grita aos quatro cantos que aquela mulher se sente a vontade o suficiente para colorir sua boca.

Durante muito tempo, inclusive, as pessoas acreditavam que “mulheres decentes não poderiam usar batons vermelho”.

Para você ter uma ideia, no começo do século passado, os inovadores batons vermelhos demoraram para serem vendidos na Europa. Por lá os consumidores achavam que esse tipo de cor chamava a atenção demais e não caía bem a uma dama de família.

Só quando a gigante loja Selfridge’s começou a oferecer o produto é que as coisas começaram a mudar.

Os anos também foram passando e como diz a música de Mallu Magalhães: “Nem vem tirar m meu riso frouxo com algum conselho, que hoje eu passei batom vermelho!”, nada mais libertador e lindo que usar esse tom nos lábios.

No inverno, o vermelho fica ainda mais evidente e combina muito com o tom frio dos ambientes. A dica é evitar vermelhos mais voltados para o cereja e investir em tons mais fechados e escuros.

Nos olhos, lápis delineador e pouca sombra já garantem um visual perfeito e arrebatador.

BERINJELA

Inverno também pede tons de roxo, principalmente o berinjela. Sóbrio e muito bonito, esse é o tipo de tom que combina com a maioria dos looks que você escolher para dias mais frios.

Vale lembrar que nessa época você vai utilizar blusas mais fechadas e cachecóis, ou mesmo lenços no pescoço.

Esse tipo de acessório chama atenção para seu rosto e pescoço, portanto o batom precisa estar em dia. Evite cores abertas como o laranja e o rosa claro. Os tons berinjela são ótimos para esse tipo de look.

Existem também algumas variações desse tom que se aproximam da cor vinho. Harmonizar com sobra esfumada escura é dica de sucesso.

PRETO

O preto é a cara do inverno. Se o tom antigamente era apenas usado por góticos e pessoas que seguiam o estilo punk rock, hoje em dia ele ganhou status de cor de make sofisticada e muita gente já vem usando por aí.

Se você faz mais o estilo rebelde, vai gostar de utilizar o preto durante o inverno. Assim como o berinjela, ele é mais fechado e marca bem os lábios.

A ideia é combinar com sombra escura mas sem forçar a barra. Se você utilizar tons muito escuros vai acabar pesando demais na make ao invés de harmonizar.

Uma dica é evitar o tom em situações muito formais e locais mais íntimos, como reuniões com poucas pessoas. De resto, pode usar e abusar sim, principalmente à noite.

VIOLETA

Para sair durante o dia frio, aposte no violeta. Um pouco mais delicado do que os outros tons que vimos aqui, ele beira o rosa, porém com mais força. Com isso, marca muito mais a boca e dá a impressão de ser mais escuro do que é.

Se você quiser controlar a força do tom, pode experimentar passar um batom mais claro como base e em seguida aplicar o violeta.

O tom é ótimo para o dia, principalmente se tiver acabamento mate, que tem menos brilho; mas também serve para a noite se você combinar com sombras mais escuras.

MARROM

Entre as tendências para 2017 também estão os diversos tons de marrom. Basta saber combinar com seu tom de pele para que a cor seja um verdadeiro arraso na sua make.

Entre os mais utilizados no momento estão os marrons que tem o fundo acinzentado (aliás, o cinza é forte tendência para o inverno deste ano, tanto na make quanto na moda); quanto os subtons como o oliva e o sépia.

Para a noite, se você não quiser algo com efeito mate, pode apostar nos batons líquidos e brilhos labiais nesses tons. Eles voltaram com força total esse ano!

Lembre-se de experimentar as cores antes e escolher aquelas que mais têm a ver com sua personalidade e estilo. E aproveite ao máximo todos os dias de inverno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − três =